Tempo de leitura: 8 minutos
Guia Básico do Bitcoin: o que é, como funciona, e suas vantagens!
Com a ascensão dos bitcoins e suas diversas notícias envolvendo a moeda em todo mundo, resolvi trazer um guia básico do bitcoin, tema pelo qual sou apaixonado e fã da tecnologia e sua capacidade de mudar não só a maneira como transacionamos qualquer coisa, mas também a forma como vivemos.
Hoje quem investe em bitcoins, está obtendo ganhos bastantes expressivos e hoje você aprenderá como você pode se beneficiar deste mercado em plena ascensão.
O QUE É BITCOIN?
Antes de te falar o que é bitcoins, vamos descobrir o que algumas pessoas famosas tem a dizer sobre o Bitcoin:
“Alguém que esteja interessando em finanças, pode ajudar realizar inovações, assim como as moedas digitais podem reduzir o custo de transações para as pessoas mais pobre, elas podem emprestar por um juros de 5% ao ano ao invés de 15%”, disse o fundador da Microsoft.
O ator americano é um fã de Bitcoin. Ele revelou isso quando “twittou” em Abril: “Acabo de tentar comprar um café com Bitcoin. Negado. #Quando O Mundo Vai Acordar Para o Meu Vanguardismo?
“Quando a moeda Bitcoin é convertida em dólares, o dólar se mantem sobre medidas regulatórias. Eu penso que dentro do universo Bitcoin, o algoritmo se coloca na função do Governo, o que é maravilhoso”, disse o ex vice-presidente dos Estados Unidos.
Bitcoin é uma moeda, assim como euro, dólar, real e outras. Porém por ser uma moeda criada e mantida em um ambiente digital, ele tem algumas características diferentes das moedas físicas. Bitcoins não são impressos, como reais ou dólares – eles são produzidos por computadores em todo o mundo, usando software livre.
Satoshi Nakamoto, é o criador do bitcoin e descreveu sua criação como;
sistema eletrônico de dinheiro peer-to-peer ”.
É a primeira rede descentralizada de pagamento peer-to-peer (de pessoa para pessoa), que é alimentada por seus usuários, sem controle por uma autoridade central, órgãos, bancos e governos. Para o usuário, a melhor definição para o bitcoin pode ser um “dinheiro digital”, ou “dinheiro eletrônico”.
A rede Bitcoin não requer servidores centrais. Todas as transações do são registradas permanentemente em um arquivo público chamado de “blockchain”.
Vídeo recomendado: Oportunidade Real de Multiplicação de Capital Com Baixo Investimento
O QUE É BLOCKCHAIN?
Nada mais é do que um grande livro contábil, um arquivo digital, que reside nos computadores de cada minerador. Cada um dos usuários detém uma copia fiel do blockchain, e eles mantem essa cópia sempre atualizada e sincronizada com os demais para que todos tenham sempre o estado de transação final.
A principal característica do blockchain é que ele é grande um registro de dados imutável. É computacionalmente impraticável de adulterar, reverter ou alterar o seu passado. Uma vez inserida uma informação no blockchain ela está gravada para sempre e não pode ser adulterada.
E pode ser usada para registrar não apenas transações de bitcoins, mas qualquer outro tipo de informação digital que não tem nada a ver com transações financeiras. Desde registro de imóveis a validação de certificados acadêmicos e até votações em eleições. Deste modo seria possível votar sem sair de casa por algum meio válido juridicamente que confirme a identidade do eleitor. Acredito fielmente que o sistema do blockchain é a maior revolução tecnológica.
COMO FUNCIONA O BITCOIN?
Para entender como o bitcoin funciona, é preciso analisarmos como funciona as entidades normais que nós estamos acostumados a utilizar no nosso dia a dia.
Na prática, qualquer banco emprega diversas pessoas por meio de seu departamento interno de contabilidade, auditoria, enfim. Ou seja, o próprio banco é responsável pela segurança das suas informações. Eles são os únicos que tem acesso ao seu balanço.
Na rede do Bitcoin, como não há um órgão ou banco central por trás, quem é que faz isso? Qualquer um. Qualquer pessoa pode baixar o software e programar para registrar as transações na rede.
Entretanto, a grande pergunta que fica é por que alguém despenderia recursos, como gasto de energia elétrica para dedicar o computador, essa tarefa de registro e validação? O incentivo é a recompensa de novos bitcoins. É a criação de novos bitcoins para o usuário que conseguir registrar e validar transações na rede.
AS VANTAGENS DO BITCOINS?
- Peer-to-peer (de pessoa para pessoa)
- Praticidade
- Escasso
- Descentralizado
- Moeda Internacional
- Proteção contra a Inflação
- Taxas menores (sem bancos e intermediários)
- Usar em qualquer país (sem cambio)
- Sua conta não pode ser cancelada
- Informações de pagamento seguras
- Sem requisitos ou limites
- Totalmente anônimo
- Não exige “dia útil”
- E muito mais…
Vídeo recomendado: O Melhor Investimento de 2018 – Obtenha lucros diários em dólares!
COMO OBTER BITCOINS?
Transação Cara a Cara: é quando os usuários se encontram pessoalmente e fazem o envio e recebimento de um para o outro através de um celular ou notebook.
Recebendo como pagamentos: assim como você receberia pagamentos em dinheiro físico, você pode aceitar bitcoins em troca de seus produtos ou serviços. Basta ter uma carteira de bitcoins para receber a transação.
Comprar via Exchanges: essa é a maneira mais comum de se obter bitcoins. Basta trocar seu dinheiro físico pela cripto-moeda através de umas dessas casas de cambio.
Mercado Bitcoin – www.mercadobitcoin.com.br
Bitcambio – www.bitcambio.com.br
FoxBit – www.foxbit.com.br
Mineração de bitcoins: de forma muito simplificada a mineração de bitcoins nada mais é que emprestar recursos computacionais para Rede Bitcoin em troca de novos bitcoins.
Para ganhar dinheiro minerando bitcoins hoje é preciso ter máquinas específicas para mineração. Essas máquinas tem um poder de processamento que ajuda toda a rede bitcoin, blockchain, a processar as transações feitas a todo momento.
Vale lembrar que não é lucrativo minerar em casa no Brasil com seu computador ou mesmo comprando uma máquina de mineração Antminer s9 pois o custo de uma máquina dessa é algo próximo de 3 a 5 mil dólares, fora o consumo elétrico girando em torno de 600 a 800Kws/mês. Isso dá em média de 700 reais somente de conta de luz. Vai encarar?
VALE A PENA MINERAR BITCOINS?
Você como investidor vai comprar poder de processamento dessas máquinas super potentes. É como se você tivesse comprado a máquina de mineração, que ficará ligada 24hrs por dia, 7 dias por semana sem a necessidade de se preocupar com instalações, gastos elétricos, defeitos e concertos e até mesmo o ruído que fazem essas máquinas.
É importante você saber como funciona pois você como investidor, tem que entender como é esse processo na prática.
Minerar Bitcoins é como qualquer outro tipo de investimento onde requer tempo para o ter o dinheiro de volta. Após esse período vem os lucros ou como costumo chamar de renda residual.
Certamente essa é uma das melhores formas de ganhar dinheiro com bitcoins. Obviamente, se você quiser ganhar mais é preciso investir mais. Como qualquer outro negócio.
MINERADORAS DE BITCOINS
A melhor mineradora que encontrei foi a CREDMINER – pagam de forma confiável desde quando iniciaram e são totalmente transparentes com seus associados e investidores.
- Você compra um pacote de mineração e começa a obter um retorno diário em dólares.
- Você pode reinvestir seus lucros por um maior poder de mineração ou sacar seus lucros.
- Você pode começar com uma pequena quantia e aumentar suas aplicações.
O seu contrato é por tempo LIMITADO, você investe e recebe uma porcentagem do investimento todos os dias durante seu contrato. Em breve farei um post com meus resultados com a mineradora CredMiner.
Se você quiser saber mais sobre a CREDMINER, basta clicar neste link aqui.
COMO ARMAZENAR MOEDAS DIGITAIS?
Cada carteira tem uma chave pública e uma chave privada.
A chave pública é o código que você vai usar para transferir as criptomoedas da exchange para a carteira virtual. Não há nenhum problema em divulgar essa chave.
Já a chave privada é o código usado para transferir as moedas da carteira digital para a exchange. Essa chave você não pode perder de jeito nenhum. Ela é como sua senha do banco: não pode ser compartilhada com ninguém, se você perder a chave privada, não há como recuperá-la, nem para quem reclamar. Ela é realmente individual, intransferível e insubstituível.
Uma das mais populares é a Blockchain.info, que leva o mesmo nome da tecnologia base do bitcoin. Essa wallet é configurada para bitcoin e ethereum.
CONCLUSÃO:
A cada dia mais e mais pessoas conhecem a tecnologia e começam a transacionar utilizando as moedas digital, que redefine o conceito do dinheiro.
Entretanto, por ser uma tecnologia nova, comparada à Internet no início dos anos 90 e falei sobre isto neste post aqui. Ainda é muito cedo para dizer onde o bitcoin, as cripto moedas e o blockchain podem chegar. Mas é uma coisa eu garanto a vocês meus amigos, tratando-se de tecnologia, não há retrocessos, apenas avanço!
Espero que tenha conseguido lhe ajudar a entender um pouco mais sobre esse incrível mercado das cripto moedas.
Fonte: Fernando Ulrich
Tamo Junto !
Rafael Mororó