7 Lições de Vida Que Aprendi Jogando Tênis

7 lições de vida que aprendi jogando tênis.

Olá senhores, hoje vamos bater um papo sobre as 7 lições de vida que aprendi jogando tênis. Eu comecei a jogar tênis com 18 anos, nunca tinha pego numa raquete antes, desde então eu desenvolvi uma paixão muito grande por este esporte. Aprendi muito através do esporte e evolui como pessoa, passei por vários momentos da minha vida jogando tênis e eu acredito que isso contribuiu muito para minha vida.

Então como a ideia desse conteúdo é agregar valor na vida das pessoas, juntei 7 lições de vida que aprendi jogando tênis, que me ajudaram a ser uma pessoa melhor. Assim, de repente essas 7 lições te ajudem na sua vida e quem sabe te inspire a jogar tênis também?

1.Habilidade vem com a prática.

O tênis em geral é sim, um esporte complexo, ainda mais se você resolve aprende-lo tarde. Quando comecei, eu era muito impaciente, queria acertar a bolinha e ganhar dos meus amigos. Era esse meu objetivo. Mas eu percebi que só iria alcançar esse objetivo, se eu praticasse mais.

Eu era uma pessoa extremamente imediatista. Não aceitava a ideia de que levaria tempo até ficar bom. (principalmente quando você tem amigos que jogam melhor). 😂

Ao mesmo tempo, isso me deu uma motivação extra. Ficar bom o mais rápido possível para ganhar de meus colegas. Aprendi então que a pratica é o caminho para a excelência. Para tudo que você for fazer na vida, pratique muito.

2.Você é o responsável quando ganha e quando perde

O tênis me fez entender que tudo depende apenas de você. O fato de que você é o único responsável por seus sonhos, afinal eles são seus e se você não ir atrás deles, quem irá por você?

Uma das coisas legais do tênis é que o esporte te ensina a ter disciplina, pois constantemente você é desafiado. Se você quer melhorar seu tênis, precisa ter disciplina para treinar, se quer emagrecer, é a mesma coisa.

3.Tolerância à frustração/perseverança.

As derrotas podem lhe ensinar mais do que as vitórias. Na derrota você analisa os prós e contras que te levaram a ela, você se torna autocrítico (desde que não seja covarde e coloque a culpa nos outros). As vitórias muitas vezes são conseqüências de erros que foram corrigidos, ou seja, às vezes o erro pode nos dar condições de vencer no futuro. Vitórias são comemoradas sempre, porém muitas vezes não aprendemos com as vitórias porque quando alcançadas ficam destacadas somente o lado perfeito do resultado.

Encontre o lado positivo em suas derrotas. Se as derrotas equivalem ao fracasso, nunca se ganhará a batalha da confiança com esse tipo de crença. Tenha a capacidade de aprender muito mais com uma derrota que de com uma vitória.

4.Motivação.

Definir motivação basicamente é ter motivos para ações. Em busca de nossas metas em todos os aspectos de nossas vidas. Seja estudar para passar no vestibular ou treinar intensamente o ano todo para ganhar um campeonato. Quando falo de motivação não existe “receita de bolo”, pois ela é pessoal, individual e exclusiva. Não há motivação se você não sabe o que você quer.

5.Espirito de luta.

Garra, atitude, intensidade, coragem, jogar a partida com ”tesão” e energia, manter uma situação emocional construtiva quando as coisas vão mal, acreditar no seu potencial, é importante para ser um guerreiro não apenas nas quadras, como também na vida. Rafael Nadal é um jogador que sintetiza bem esse espirito.

6. Controle suas emoções.

O tênis é um esporte no que te ensina a lidar com suas emoções, pois é um jogo muito dinâmico, onde suas emoções jogam a favor ou contra você. Se nos espectadores, sentimos emoção assistindo um jogo, imagine os protagonistas da partida. Desenvolver o equilíbrio emocional é fundamental para um tenista. Um erro pode se tornar uma avalanche de sentimentos negativos e levar à derrota. Saber retornar desses momentos (frequentes) durante a partida é uma habilidade que pode ser diferencial não só para ganhar os jogos, mas também uma habilidade para a vida.

7.Divirta-se.

De todas essas lições, por último, mas não menos importante, listo está como uma das principais lições pois eu aprendi que vencer é bom, mas se divertir é melhor. Isso te faz uma pessoa melhor.

Pense comigo, quando você faz algo que te faz feliz a chance de você fazer isso bem feito é muito maior. Tênis é um esporte muito competitivo, mas permite ser felizes em cada partida. Afinal o que realmente importa é fazer um bom jogo. Sou muito grato aos ensinamentos para a vida que adquiri jogando tênis.

Espero que esse conteúdo tenha sido útil para sua vida ou quem sabe, te incentivo a jogar tênis também. Aliás, me manda um e-mail para marcarmos um bate bola.

rafamororo@icloud.com

Grande abraço e muito sucesso 😛

Rafael Mororó.

2 Comentários

    1. Rafael Mororó

      Obrigado pelo feedback Mariana! Muito importante saber que estou conseguindo cumprir meu proposito em ajudar o máximo de pessoas através deste canal. Gratidão 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *